Palestras - 15 Junho 2010
15 Junho 2010

PALESTRA :  Cumpram a sua parte e honrem seus compromissos com Deus e Meishu Sama.
 
 
Bom dia a todos!!!
 
        Gostaria de agradecer a presença de todos os senhores membros e freqüentadores, vindos de várias partes do Brasil e do exterior, que a luz que emana deste altar neste dia, ilumine todas as pessoas que, mesmo distantes,  hoje estão aqui representadas.
 
        Estamos mais uma vez comemorando a Celebração do Reino do Céu na Terra, ou como muitos conhecem, o Culto do Paraíso Terrestre. A data de 15 de junho de 1.931, estabelecida por Meishu Sama, representa o marco inicial em que começou a entrada da Era do Dia no mundo espiritual.
 
        Dentre as datas comemorativas, 15 de Junho é a mais importante para a Doutrina de Meishu Sama, porque a Era do Dia está presente em toda a essência do Johrei e nos Ensinamentos.
 
        A parte principal da revelação de Meishu Sama em relação à data de 15 de junho de 1.931, é que a partir dela o mundo espiritual começou a mudar da Noite para o Dia. Esta mudança, mesmo que gradual, ocasionará uma transformação radical, afetando a maneira de pensar, a maneira de agir, como se chegasse outro mundo que a humanidade desconhece.
 
        Cerca de 3.000 anos atrás, este mundo esteve mergulhado na Era da Noite, com muitos sofrimentos, doenças, conflitos, pobrezas, parecendo que o significado da vida era o mesmo que sofrer.
 
Muitas pessoas confundem purificação com sofrimento ou castigo. Se a pessoa está dedicando, ministrando johrei, praticando donativo de gratidão, encaminhando pessoas, receberá a proteção de Deus, e com certeza, haverá purificação, porque sendo purificação amor de Deus, ele quer nos limpar, para podermos estar preparados para receber graças maiores.
 
Mas infelizmente, muitas pessoas, fingem ser sinceras para com Deus, não dedicam, não são elementos úteis a Sua Obra, vivem enganando as pessoas, mostrando ser uma pessoa, mas na essência, está apenas mascarada. Quando começam a sofrer com doenças, conflitos, pobreza ou qualquer outro infortúnio, dizem que apesar de dedicarem tanto, sua vida não muda, vivem em eterna purificação. Na realidade isso não é purificação, a pessoa vive em sofrimento constante, porque semeia mentiras e quer colher tesouros. Nunca se esqueçam que Deus é JUSTO!!!
 
Muitos entendem que devemos viver neste mundo por provações, sofrendo e purificando somente no mundo material, pois a salvação só ocorreria no mundo espiritual. Essas pessoas têm essa maneira de pensar porque já estão acostumadas a sofrer. Com o advento da Era do Dia o mundo irá mudar,  eliminando todos os tipos de sofrimentos, prevalecendo a saúde, a prosperidade e a paz.
 
        Com o aumento da luz, forçosamente deverá ocorrer a purificação e a limpeza do corpo físico e espiritual, para realmente o ser humano chegar na Era do Dia.
       
        Quando falamos nesta transição da Era da Noite para a Era do Dia, como está nossa vida hoje? Qual mudança gostaria que ocorresse para que tivesse uma vida melhor?
 
Se refletir bem, verá que temos dívidas acumuladas, promessas não cumpridas para com Deus e Meishu Sama, porque sempre na hora da dor, prometemos tanta coisa, e muitas vezes coisas tão simples, mas quando surge a graça, nunca nos lembramos de agradecer. Isso sem contar aqueles que pensam que Deus e Meishu Sama tem a obrigação de atender suas preces sempre.
 
Quando um pedido correto é atendido por Deus, a pessoa imediatamente agradece, materializa sua gratidão através de seu esforço máximo, pois esta sensação de alívio e felicidade não tem preço.
       
        A partir do momento que recebemos o Ohikari, cabe-nos preparar o caminho da nossa Evolução Espiritual buscando o aprimoramento da Fé, praticando Virtudes. Esta é a maneira de nos aperfeiçoarmos sobre como olhar o próximo, e desejando fazê-lo feliz, encontraremos a forma de também chegarmos a ser felizes.
 
        Todos precisamos buscar essa evolução de acordo com a Vontade Divina. Meishu-Sama nos ensina que mesmo no Mundo Espiritual precisamos evoluir, temos de evoluir. Muitas vezes encontramos sofrimento por falta de evolução da Fé.
 
        Meishu-Sama nos ensinou que quem deseja ser salvo deverá primeiro salvar o próximo e quem quiser ser feliz deverá primeiro fazer outros felizes. Está é a chave com que se abre a porta da felicidade. Não existe outro meio para ser salvo e para ser feliz. Isto é bem fácil de compreender, mas difícil de por em prática.
       
        Dos problemas Deus cuidará se soubermos fazer os outros felizes. Às vezes levam-se anos, pois isso é de acordo com a dívida de cada um. Tendo convicção de que andando nesse caminho, mais cedo ou mais tarde, os problemas serão resolvidos pela raiz.
 
Importante é o que se aprende a cada hora, em cada lugar, e não somente o resultado que a pessoa deseja. Porque mesmo perdendo, consegue aprimorar alguma coisa.
 
 Ganhou experiência, ganhou aprimoramento, isto é o principal. Pessoa que nasce tendo tudo cresce como filho de rico: ganha muita coisa, mas perde o juízo. Para aprimorar, a pessoa precisa de derrotas, dores, sofrimentos, senão não procura se aprimorar, nem procura o caminho da Verdade, entendendo o porque desses infortúnios, consegue superar com sabedoria qualquer situação futura.
 
 Muitos aqui vieram para a Igreja sofrendo, mas depois continuam reclamando das purificações que não param. Precisamos purificar porque não há limite no aprimoramento, não há limite para evoluir.
 
        O homem nunca aprimora se realmente conseguir viver como quer. Cada vez que encontramos dificuldades, é quando mais crescemos,  nos fortalecemos e com isso a nossa espiritualidade vai evoluindo, por isso precisamos compreender melhor sobre a Lei da Purificação.
 
Meishu-Sama nos ensinou que se um homem for amado por Deus tudo lhe correrá bem. Vai reunir todo dinheiro de que precisa, vai reunir as pessoas de que precisa, vai receber inteligência divina sempre que precisar. E isso eu entendo como o mais importante: de nada adianta ter riquezas, se não tiver sabedoria para utilizá-la, de nada adianta ter talentos, se não tiver sabedoria para fazê-los brilhar.
 
Espero que hoje, quem preencheu o formulário, fez sua gratidão, tenha pensado bem sobre o que escreveu, pois estes pedidos ficarão um ano no altar. Gravem em seus corações seus compromissos, façam sua parte, porque com certeza, Deus e Meishu Sama farão a parte Deles.
 
Quem tiver dívidas com Deus e Meishu Sama, quem tem no coração aquela mancha da ingratidão, reflita, pague suas dívidas logo, aproveite este mês de transição.
 
Isto funciona como se você arasse sua terra, arrancasse os tocos de sua vida, que não é fácil, pois você não tem um trator para isso, tem apenas suas mãos, que já estão sangrando de tanto esforço, mas nunca desiste e após tanto sofrimento, consegue semear suas riquezas, seus tesouros. Depois, basta entregar nas mãos da Grande Natureza, ou seja, Deus Supremo, que ele fará o resto.
 
Finalizando, ofereço esta mensagem a todos aqueles que nunca desistem, aqueles que entregam suas vidas nas mãos de Deus, aqueles que enxergam Meishu Sama com olhos diferentes das pessoas comuns. A mensagem chama-se: A Mochila e as Pedras
 
“Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.
 
Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:
O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.
       
"Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo? "Pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:
- Deus sempre sabe o que faz...
 
O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.
Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.
Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.
Temendo a dor, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.
Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.
Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.
Como está sua mochila? “
Boa missão a todos, que busquem as alturas na fé, e principalmente:  Cumpram a sua parte!!!
Que tenham uma vida cada vez mais abençoada !!!
 
Reverendo Dorgival

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
6198 Informe o
código ao lado:
 
 
Fone:
55 (11) 4227-4401 / 2341-2508
E-mail:
info@artedojohrei.org.br
Chat:
Fale Conosco
 
 
ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA ARTE DO JOHREI
Rua Ibitirama - 629, Vila Prudente. São Paulo/SP.
55 (11) 4227-4401 - 2341-2508
info@artedojohrei.org.br
 
Sobre
Mais
- Arte do Johrei - Johrei
- Meishu Sama - Anima
- Divindades - Ensinamentos
- Donativos - Palestras
- Programação - Experiência de Fé
- Revista Makoto - Unidades
O SITE ARTE DO JOHREI - 2009/2014 - Todos os direitos reservados.