Palestras - Palestras do Culto em Comemoração aos 10 Anos da Arte do Johrei
Palestras do Culto em Comemoração aos 10 Anos da Arte do Johrei

PALESTRA:  Arte do Johrei, um retorno ao verdadeiro espírito de Meishu Sama
 
 
Boa noite a todos!
 
Hoje é uma data muito especial para nós da Arte do Johrei e  é uma alegria enorme poder recebê-los neste momento. Também em outras unidades nesta data também estão a fazer cultos de gratidão pelo décimo aniversário de fundação. Também estamos com o novo site no ar e espero que seja muito útil a todos que nos procuram. Hoje também está no ar a Revista Makoto com uma edição especial.
 
Há exatos 10 anos, iniciávamos uma nova etapa em nossas  vidas. Sem pretensões, com medo, sem saber direito para onde ir.
 
Tudo teve inicio com o meu afastamento juntamente com outras pessoas, de nossa antiga Instituição de Doutrina Messiânica.
Na época já era Ministro, e muitas dessas pessoas também eram membros.  Vejam bem nos desligamos da Instituição, mas nunca de MEISHU-SAMA.
 
Aquela alegria, aquela chama que arde em nosso coração quando nos tornamos membros parece que voltou a queimar  ainda mais forte, pela  fé, pela Filosofia e  pela doutrina que nos foi legada por Nosso Mestre.
Durante algum tempo, nos reuníamos em minha casa, apenas para trocarmos Johrei e estudar ensinamento, sem nenhuma intenção de abrir uma igreja ou algo parecido.
 
Por duas vezes, o Reverendo Francisco Jésus Fernandes me contatou, onde fui até sua casa, e me foi colocado da intenção dele em me levar para África, para dedicar na expansão da Obra Divina lá. Ele me disse também que o Reverendo Tetsuo Watanabe me queria no México, e isso era verdade, porque antes de sair da Insttituição, ele me chamou em sua sala, onde conversamos por quase duas horas.
 
Fiquei aguardando o desfecho de nossa conversa, mas até o dia 31 de dezembro de 2003, prazo dado para ter essa resposta, não recebi retorno. Após meses de reuniões em casa, começou a surgir a ideia de termos um local onde pudéssemos estudar ensinamentos, trocarmos Johrei e divulgarmos o Evangelho de Meishu Sama. Nunca convidamos ninguém, as pessoas apareciam naturalmente. Desde o inicio, eu fui contra, porque achava muito difícil e complicado esta ideia de abrirmos uma igreja, até porque, também tinha um convite e compromisso  de ir embora do Brasil para trabalhar na Itália.
 
Fiquei preocupado, pois as pessoas, apesar de não irem  mais na antiga igreja,  não estavam desligadas de Meishu Sama, mas não tinham um local para orar.
Fui convidado a visitar uma amiga, que servia no Templo Luz do Oriente.Templo este também de Doutrina Messiânica.  Fui visitá-la e depois levamos um grupo para conhecer. Conhecemos o Reverendo Minoru Nakahashi e começamos a dedicar lá. Isto foi em janeiro de 2004. As dúvidas começaram a me perturbar, se eu deveria ou não ir embora do Brasil ou ficar e abrirmos uma Igreja. Fui conversar com o Reverendo, e sabia que ele não gostava de abrir igrejas, então fui com a certeza de que ele diria não, e assim, poderia ir embora sem remorsos. Qual não foi minha surpresa, quando ao conversar com ele, seu olhar se fixou firme em meus olhos e me disse categoricamente: “ Você já foi um sacerdote numa vida passada, abra a igreja, cumpra sua missão...”
 
Fiquei desconcertado e fui ao altar e orei a Meishu Sama pedindo um sinal, por que não podia errar. No dia seguinte fui chamado ao templo e lá chegando, ganhei uma imagem de Kanzeon Bosatsu, que era para nós vendermos e iniciarmos a Igreja. Não a vendemos e estamos com ela até hoje. Ela se tornou  um símbolo do nosso amor e gratidão ao Templo Luz Do Oriente e ao Falecido Reverendo Minoru Nakahashi.
 
No início, fomos a primeira difusão de fato do templo, começamos a igreja com apenas 07 pessoas, sem recursos, apenas com fé e muito medo. Sabíamos que estávamos sendo guiados por Meishu Sama. Com poucos recursos, conseguimos abrir uma bela igreja e as pessoas foram surgindo.
 
Ficamos 03 anos dedicando junto ao Templo Luz do Oriente, quando em 2007,nos reunimos e  resolvemos nos desligar, pois éramos muito procurados para expandir a igreja e o templo não tinha este objetivo e fomos sofrendo com esta situação. Após nos desligarmos, começamos uma fase de grande expansão. Mas também com problemas, pois vinham muitas pessoas com outras intenções. Aprimoramos muito com isto, criamos em seguida o CONSELHO DIRETOR DA ARTE DO JOHREI, para termos proteção na outorga de novos ministros e abertura de novas unidades.  Infelizmente nesta caminhada, apareceram muitas pessoas, se dizendo messiânicos, fervorosos na fé, mas, que na verdade, eram pessoas interessadas apenas em ter poder e  desfrutarem de um Titulo.
 
Somos muito gratos a elas, pois, após tantos problemas causados, o que posteriormente levou o Conselho a pedir o desligamento delas, fortalecemos nossa fé e convicção, que não podemos usar a igreja para nosso próprio beneficio. O que nos incentivou dia a dia a continuarmos nossa jornada, foram as graças que as pessoas alcançavam na Arte do Johrei.
 
A cada nova graça e milagre, tínhamos a certeza de que era Meishu Sama que de fato e de direito dirige a Arte Do Johrei, e nós somos simplesmente, instrumentos do seu grandioso amor para com todos os nossos semelhantes. Nosso maior objetivo é vermos cada vez mais pessoas Felizes e termos a certeza de que Deus e Meishu-Sama nos guia neste Caminho. Através das dificuldades e purificações, nos tornamos realmente mais fortes na fé e temos melhores condições de sermos instrumentos  na construção do protótipo do Paraíso na terra. A falta de compromisso, anula qualquer qualidade.
 
Dificuldades tivemos muitas. Durante  dois anos ou mais, não sabíamos o que era almoço. Diariamente dividíamos um  pão de frios e uma garrafa de guaraná. E era com essa refeição que dedicávamos das 7 da manhã até às 21 horas. Fomos testados de todas as formas. Choramos muitas vezes, mas a cada graça relatada, sentíamos a mão de Deus e Meishu Sama nos dando alento.Vontade de desistir eu tive muita. Mas sempre refletia e buscava entender essa missão. Faltava donativo, faltavam pessoas, mas não faltava fé.
 
Um dia, em agosto de 2004, fomos convidados a participar de um culto na Congregação Cristã do Brasil. Nunca havia participado e fomos em 3 ministros e o pai de um deles que era desta igreja. Assim que começou o culto um hino foi tocado, Grandioso és Tu, que nos fez lembrar um hino messiânico chamado Plano Divinal, pois tem a mesma melodia.
 
Após muitas orações, chegou o momento da leitura da Bíblia por um ancião e este começou a  ler o Livro de Rute. Em certo momento da pregação, este ancião, começou a falar coisas do tipo: “ HOJE AQUI ESTÃO PRESENTES PESSOAS QUE NÃO SÃO DESTA IGREJA. ESTÃO AQUI PORQUE ESTÁ NASCENDO UMA NOVA IGREJA. IMAGINEM QUE NESTE MOMENTO ESTÁ FINDANDO A MADRUGADA E SURGE A AURORA ATRAVÉS DOS PRIMEIROS RAIOS DO SOL. CONFIEM E FIQUEM TRANQUILOS, POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS!”.
 
Na hora foi um silencio entre nós, saímos do culto, mudos, mas pensando se o que ouvimos era para nós. Foi quando o pai de um de nossos ministros veio correndo e disse: “Vocês viram, a palavra de hoje só pode ter sido para vocês!”. Não dá para descrever a emoção sentida naquele momento.
 
Em tempos e eras, Deus  nos mostra um caminho a ser seguido segundo a nossa necessidade espiritual, onde buscamos a sua força e o seu alento para os nossos espíritos.  Busca assim,  purificar as máculas adquiridas desde quando o homem se afastou das leis da natureza e desde então,  tem somente buscado os meios mais fáceis e rentáveis para si próprio.
 
A cada novo ciclo, a Grande Luz Universal enviou para a terra, a sua misericórdia manifestada em homens e mulheres que se dispuseram a levar a verdade da vida para todos que precisavam e que precisariam no futuro. Tempos e eras Deus manifestou a sua Luz com mais força e intensidade, desvelando assim as cortinas onde somente a Luz e a Verdade prevalecem.
 
Inicialmente essa doutrina fundada e fundamentada no amor de seus membros e de seu Fundador, Meishu Sama, unidos em prol da elevação espiritual e da purificação das máculas adquiridas.
 
Uma das manifestações do auxilio Divino foi a revelação da verdade a Meishu Sama, que ensinou o método mais eficaz para a concretização do Reino Divino na Terra e que nos foi outorgado:  o Johrei, método natural de eliminar os sofrimentos da humanidade.
A verdade consiste em ter Deus como centro da vida, e que o elo d'Ele para conosco é o nosso Mestre Meishu Sama, e que através desse elo Divino,  a energia flui para os nossos Ohikaris,  fazendo assim com que nós homens e mulheres,  buscadores da  verdade,  possamos ir em favor do objetivo da concretização do Reino do Céu na Terra, levando para humanidade a Luz Divina irradiada através da palma de nossas mãos,  nos restituindo a divindade outrora perdida.
 
Essa doutrina cresceu no mundo todo, e com essa  expansão perdeu-se a pureza original citada aqui.
Infelizmente dividida nas mais variadas vertentes e vários dirigentes que somente buscam o retorno financeiro e por egoísmo, querem ser maiores que as outras, esquecendo-se da proposta divina feita por Meishu Sama.
 
Essa apostasia (afastamento da verdade original) dentro da Doutrina, tem tornado mais fraco o elo com o Fundador.
Constata-se que a eficácia do Johrei ministrado,  perde o sentido de ser, pois, não ministram mais por amor e sim por obrigação em querer cumprir uma meta, esquecendo-se da qualidade e muito pior, esquecendo o porquê da grande dádiva concedida por Deus.
 
Existe um termo judaico que se chama Teshuvá, que significa retorno. Retorno esse que nos convida a buscar a pureza da igreja outrora fundada por Meishu Sama a qual não podemos nos esquecer de suas raízes espirituais,  tirando as roupagens que nela foram colocadas ao longo de setenta e oito anos de existência, conforme o bem querer de seus dirigentes.
 
Com a chegada da Nova Era, Deus com sua infinita bondade e misericórdia, fez manifestar aqui na terra uma Entidade Religiosa chamada de Templo  Arte do Johrei, ou simplesmente Arte do Johrei.
 
Aqui encontramos buscadores fiéis e sinceros à proposta de Meishu Sama,  porquanto somos tocados pelo alento divino da verdadeira ligação com o nosso Mestre,  em que fomos convidados a fazer o resgate da origem da igreja desde sua fundação. Assim com o coração sincero de servir a Deus como Meishu Sama fazia no seu tempo e como  orientou a os membros e ministros.
 
Uma igreja onde os ensinamentos são mostrados, e sem esconderijos,  nos revela a luz dirigida a nós para que possamos ser felizes realmente, sem nos prendermos a vontade humana, mas sim a vontade de Deus revelada pelo nosso Mestre Meishu Sama.
Uma busca fiel do que era e do que será, um Johrei puro e eficaz onde, se aplicado com fé e dirigido com postura correta, se tornará maior a cada prática, ligado pelo Elo Divino com Meishu Sama, e através dele poderemos responder as infinitas dúvidas que pairam em nossa mente.
 
Não fiquem parados! Deus e Meishu Sama desejam que O busquem em espírito e verdade,  no resgate de seu ideal.
A cada um cabe julgar o que é melhor para si, a oportunidade é dada,  basta somente ter coragem de tirar  a venda da ignorância que cobre os olhos daqueles que buscam a Verdade.
 
A Arte do Johrei é um retorno ao verdadeiro Sentimento de Meishu Sama, isso não é pretensão ou presunção, mas uma oportunidade para a dissolução dos problemas da humanidade, é a manifestação da Vontade Divina. Por isso tudo, nós servidores, sejam ministros, reverendos ou missionários. NÃO PODEMOS ERRAR!
 
Muito Obrigado a todos que confiaram em  nosso servir. Obrigado aos Ministros e membros da Africa, através do Ministro capitão Lutonda, ao Reverendo Jose Arouca e sua esposa  Reverenda Helena, dos Estados Unidos, que sempre nos apoiaram, obrigado aos ministros do Brasil que aqui chegaram e se formaram sacerdotes, Ministro Fátima no Rio de Janeiro, Ministros Roberto e Andrea, Ministros Junior e Elizete, Ministros Lourdes, missionários de Minas Gerais, Ministro Solange Imperio,  nossa servidora na Venezuela Arlenet Suarez, Carmem Pereyra no Peru, Guillhermo e Paola na Argentina; Ministra Cristina Segneri e Ana Patricia, Reverenda Mariza Moreira, a todos os membros e missionários espalhados neste mundo, Portugal, Canadá, Espanha, Japão, etc. Também meu agradecimento especial aos ministros aqui da Sede, os que estão desde o começo e os que vieram depois e confiaram suas vidas neste caminho, ao Reverendo Wilson pela confiança e lealdade, as nossas famílias, que também souberam entregar suas vidas a Deus e Meishu Sama e confiaram, para poder seguir nesta jornada.
 
Se  esqueci de alguém , me perdoem, mas saibam que estão todos em nosso coração e em nossas orações, aqueles que estão aqui e até aqueles que saíram. Nunca se esqueçam de nosso lema: “ UM POR TODOS E TODOS POR UM!”
 
Que Deus e Meishu Sama abençoem a todos!!!                                                                                 

Reverendo Dorgival    
 
 
PALESTRA
 
 
Boa Noite á todos, todos estão bem e felizes?
Parabéns aos novos membros hoje é um grande dia para os senhores e para nós também. Inicia-se na vida dos senhores uma nova fase, um novo ciclo bem como na Arte do Johrei  a partir desse aniversário de 10 anos, um novo amanhecer espiritual se inicia a partir de hoje.
 
Quero agradecer a todos os servidores envolvidos na concretização desse maravilhoso culto, parabéns pela dedicação. Acredito e sinto que Meishu Sama está feliz com esse servir.
Quero agradecer também aos inúmeros participantes via internet e a todos que até aqui se deslocaram de várias cidades, vários estados e várias instituições religiosas, para nós sempre é um privilégio recebê-los e sempre estaremos com o coração aberto para atendê-los.
 
Agradeço a todos os responsáveis, membros, frequentadores e simpatizantes das mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil, pelas Américas, continente Africano e Europa.
 
Pessoalmente agora faço meus agradecimentos diretos ao nosso Presidente Mundial o Sr. Reverendo Dorgival Santos Silva e seus servidores que idealizaram e materializaram a existência da Arte de Johrei, pois se ela não existisse a 7 anos atrás eu não saberia o que fazer com a minha própria missão, com minha própria família e com várias pessoas que na época auxiliávamos.
 
Agradeço de forma especial a maneira, postura e conduta em que fomos recebidos pela primeira vez, pelo Ministro Marcos, postura que até hoje permanece inabalada; apesar das purificações e aprimoramentos pessoais. Parabéns Ministro Marcos a vossa postura também pesou para entrarmos e permanecermos na Arte do Johrei.
 
E hoje após fazer parte e humildemente estar servindo para o crescimento dessa obra, por vezes me desperto nessa lembrança de que muitos assim estão nesse momento, perdidos, desorientados, sem chão, sem rumo e na busca desenfreada entram na primeira porta e passam a serem usados, manipulados, e tendo seus bens materiais saqueados. Muitos também nos procuram com dúvidas, com receios, com medo de serem mais uma vez enganados, por isso aprimoro a cada dia meu servir, meu amor incondicional sem se deixar ser usado. Porém fazendo a diferença de fato na vida de quem nos procura, não nos importando com que bandeira ou farda a pessoas seguem, se é rica ou pobre, se vai ou não se tornar nosso membro.
 
Tento traçar um espírito de servir sem barreiras ou dogmas, bem como senti quando aqui cheguei sem espaço para cargos, interesses pessoais ou financeiros.
Para encerrar quero agradecer também as inúmeras pessoas que confiam suas vidas e suas purificações em nossas mãos e em nossas orações, agradecer aos que quiseram e ainda tentam nos derrubar, sabotar, enganar, pois foi com esses aprimoramentos que nos calejamos e crescemos.
 
Quero agradecer também aos servidores que já não mais estão entre nós, mas que de alguma forma também contribuíram, mas que infelizmente não entenderam que a Obra que servimos é Divina e não humana.
 
Muito obrigado do fundo do coração, vamos agora ouvir as orientações do nosso Hokan Reverendo Dorgival.
 
Reverendo Wilson Benedito Goya França (Presidente do Conselho)

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
4444 Informe o
código ao lado:
 
 
Fone:
55 (11) 4227-4401 / 2341-2508
E-mail:
info@artedojohrei.org.br
Chat:
Fale Conosco
 
 
ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA ARTE DO JOHREI
Rua Ibitirama - 629, Vila Prudente. São Paulo/SP.
55 (11) 4227-4401 - 2341-2508
info@artedojohrei.org.br
 
Sobre
Mais
- Arte do Johrei - Johrei
- Meishu Sama - Anima
- Divindades - Ensinamentos
- Donativos - Palestras
- Programação - Experiência de Fé
- Revista Makoto - Unidades
O SITE ARTE DO JOHREI - 2009/2014 - Todos os direitos reservados.